Vamos bater um papo sobre os journal que tenho que os que terei: Bullet journal, reading journal, diário de cinco anos e mais

Bullet journal


 Decidi recentemente que, como a organização faz parte do meu dia a dia, voltaria a falar sobre isso nas redes sociais, principalmente no instagram, que eu estava falando só de livros, agora estou falando também sobre papelaria, organização e enfim. Nisso, muitas pessoas tem me mandado mensagem, falado que tem muito a aprender comigo. Embora eu mesma seja uma eterna aprendiz, vamos lá.

Porque você quer se organizar?

Começando do começo, eu sinto que temos que falar sobre porque você quer ser mais organizado. Pra mim, a organização permite que eu saiba o que tenho que fazer em seguida, sem ficar perdida ao longo do dia.

Simples assim. Eu começo meu dia anotando sobre o dia anterior (quem me acompanha no TikTok vê isso), porém tem quem prefira anotar antes de dormir. Acho chique, mas pra mim não funciona por conta dos meus horários de dormir e acordar. Meu journal principal, fica na minha mesa de trabalho, ao alcance da mão. Pra mim, isso é essencial. Se eu os deixar guardado em algum lugar que não vejo, a chance de eu deixar de preencher é mil vezes maior. Então a primeira dica é deixar o seu caderno de planejamento a vista.

Como eu me organizo?

Depois que preencho meus trackers anuais e mensais, eu vou pras minhas páginas diárias. Se tem algo sobre o dia anterior que ainda não anotei, esse é o momento que eu anoto,  sim, tipo um diário mesmo. Eu anoto se vi algum filme, comecei ou terminei algum livro, ou algum acontecimento muito importante no livro que estou lendo, alguma música que gostei de ouvir... Pode ser qualquer coisa mesmo. Quando algo me chateia, costumo escrever mais. Sinto que é uma ótima forma de tirar de mim esse sentimento ruim.

Depois de preencher sobre o dia anterior, coloco a data do dia atual e faço minha lista de prioridades para o dia. Tento manter bem simples, de uma a três prioridades no dia. Assim, sei no que investir meu tempo e esforço. Como costumo ter uma lista de tarefas para a semana, não escrevo ela todo dia. Deixo na lateral da minha pagina e vou marcando conforme completo. Caso não seja feito naquela semana, passo para as próximas páginas quando necessário.

Isso deve estar parecendo bem confuso para quem não utiliza nenhum método de organização, mas eu juro que é bem mais simples do que parece. Isso tudo é feito no meu journal principal, anteriormente chamado de bullet journal, porém estava pensando sobre isso esses dias e acho que nem posso mais chamar ele de bullet journal, visto que não sigo quase nada que o criador do método ensina. Eu apenas uso ele como um diário/lista de tarefas/rastreador de hábitos. Ele se tornou meu tudinho.

Além do journal principal, tenho mais um caderno de ideias que fica na minha mesa, e é apenas isso mesmo. Um caderno onde anoto ideias, sejam de publicação, de histórias... quase um caderno de pensamentos. Poderia anotar isso no journal principal? Claro que sim, mas ai eu teria que ficar procurando nele quando fosse precisar. Então separei um outro caderno para isso.

Outros journals que tenho/terei

Reading journal - também conhecido como caderno de leituras (você pode também fazer um caderno de mídias, incluindo filmes, séries, músicas, jogos além dos livros), eu tenho esse espaço para falar sobre os livros que li (tenho uma memória ridícula de ruim) e fazer colagens que combinem com a história. Eu amo ele demais e vou manter em 2025.

Reading journal
Imagem de instagram

Caderno da vida - É um dos cadernos que citei que ficam aqui na mesa comigo. É um caderno estilo moleskine super simples que ganhei em um evento que fui. Nele, respondo perguntas todo ano no meu aniversário, anoto indicações de mídias que recebo nas redes sociais, anoto algumas coisas de estudos de produção de conteúdo, pretendo fazer colagens... Enfim, um caderninho de tudo também.

Devocional - Esse eu planejo iniciar em 2025. Eu comprei um devocional para acompanhar as leituras diárias e fazer minhas reflexões nele. Se você é uma pessoa religiosa ou espiritualizada, acho que é uma boa ideia, para que você possa anotar sobre seus estudos.

Devocional
imagem

Coleções anuais - Outro que vou começar em 2025. Como vou voltar a usar cadernos comuns (no meu caso, sair dos cadernos de disco), apenas um caderno não é suficiente para o ano todo para mim. Então, as coleções que uso ao longo do ano todo, vou fazer em um caderno separado, assim não tenho que refazer quando começar outro caderno, e ele também vai durar para mais do que um ano.

Dicas de outros journal que podem te interessar

Junk journal - O "caderno do lixo" nada mais é do que um caderno onde você transforma as coisas ordinárias do dia a dia em colagens bonitas, usando notinha do mercado, adesivo de fruta, selo de cartas, papel de chocolate... É o caderno perfeito para quem gosta de acumular papeis e quer fazer algo bonitinho com eles.

junk journal
Imagem

Caderno de finanças - Eu faço essa parte no meu journal principal, mas pode ser que seja interessante ter um journal separado para cuidar da sua vida financeira,  principalmente se isso é algo que tem te causado problemas.

Redes sociais - Mais um que faço junto com o principal, mas ter um caderno para anotar seus números, ideias de posts, planejamento mensal/semanal, não é a pior ideia para quem quer produzir com constância. Particularmente, eu prefiro separar alguns spreads no ano e no mês para isso. Mas organização é isso, cada um tem que testar até encontrar o que funciona.


Se manter organizado não precisa ser difícil. Pelo contrário, deve ser fácil e não te atrapalhar no dia a dia, não te tomar tempo. Claro que é uma delícia um journal todo decorado (pra mim, pelo menos, me incentiva mais a usar se ele estiver bonito), entretanto, ele tem que ser algo para facilitar sua vida, e não dificultar. Já ouvi algumas meninas falando que abandonaram o bujo por que levava muito tempo para montar os meses/semanas. Facilite para você. Se, assim como eu, gosta dele decorado, aposte em adesivos e colagens. Se prefere desenhar, separe um dia do final da semana, mas torne esse um momento de relaxamento, não maçante.

Esse post é apenas uma parte da semana focada em organização e planejamento que vai unir todas as minhas redes sociais. Além do post diário no tiktok preenchendo meus trackers, vai ter vídeo no youtube, no insta e vídeos extra no tiktok. Te convido a me acompanhar em todas as redes para não perder nenhuma dica.


 
journals

 

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Que lindo os seus journals. Teve um ano que eu me dediquei ao bullet journal e fiz tudo certo, mas no ano seguinte foi ladeira abaixo.
    Queria ser organizada e disciplinada assim como você.
    Atualmente estou tentando me organizar pelo Notion.

    Beijos
    https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi
      É difícil mesmo se manter empenhada a manter um hábito como o journal, mas é questão de hábito mesmo. Eu tentei o Notion, mas não funcionou pra mim. Eu preciso escrever no papel, como os incas e maias. Se você encontrou o que funciona para você, isso que importa, muito mais do que qual é esse método.
      Beijos

      Excluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: laryzorzenone@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
♥ Para me acompanhar no dia a dia, conheça meu instagram @laryzorzenone
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...