Pra começar esse post quero dizer que amei quando pesquisei Suicídio no Google e a primeira coisa que aparece é uma mensagem assim: "Precisa de ajuda? 141 Centro de valorização da vida.". Isso me deixou muito feliz por que me mostra que o suicídio está parando de ser tratado como frescura ou algo assim e as pessoas estão começando a entender que quem tem pensamentos suicidas precisa de ajuda.
Vou colocar alguns dados que encontrei na Internet sobre suicídio aqui para vocês.
- O número de suicídios subiu 12% entre 2011 e 2015 no Brasil.
- Cerca de 11 mil pessoas se suicidam todo ano no Brasil
- O suicídio é a décima causa de morte no mundo, e uma das principais em pessoas abaixo de 35 anos
O suicídio não é algo novo, mas somente agora está sendo tratado com a devida importância. Antigamente, bem antigamente, na era do ultra romantismo, o suicídio era algo glorioso. Morrer por amor e coisas assim, sabe? Aos poucos isso foi sendo tratado como errado, não digno de glória. O que está mais que certo.
Pra mim é complicado falar sobre o tema. Não tenho ninguém próximo que partiu dessa forma, mas imagino a dor que uma pessoa deve sentir para ser capaz de tirar a própria vida. Porque a pessoa que tira sua vida, não quer deixar de viver, quer deixar de sentir aquela dor. Ultimamente o assunto tem sido mais discutido, as pessoas encontram mais apoio, formas de se ajudar. Isso é incrível.
Se você tem depressão, sofre algo que te causa muita dor emocional, busque ajuda profissional. Vamos parar de entender isso como fraqueza. Você valorizar sua vida é sinal de extrema força.
Pra finalizar, vamos indicar alguns livros que falem sobre suicídio, sendo esse o tema principal da obra ou ele simplesmente aparece em algum momento.
1- Antes que eu vá
Em determinado ponto do livro, a Sam, nossa protagonista, fala que a escola dela é conhecida como a Escola do Suicídio. Vários alunos já cometeram o ato dentro da escola ou alunos da escola participaram de suicídio coletivo. E (ALERTA DE SPOILER) uma das personagens tenta cometer suicídio se jogando na frente de um carro. Quem quiser ler a resenha, click no link.
2- Proibido
O Suicídio é citado, não tem direta ligação com a história. O livro é bem pesado, então não indico para todos.
3- A Playlist de Hayden
O melhor amigo do protagonista se suicida e deixa uma playlist para que seu amigo possa ouvir e, talvez, entender o que o levou a tal ato. O livro é incrível e já tem resenha aqui.
Outros livros sobre suicídio:
- Eu estive aqui
- Por lugares incríveis
- O último adeus
- Uma história meio que engraçada
- Meu coração e outros buracos negros
Se tiverem mais livros para indicar sobre o tema, deixe aqui nos comentários que atualizo o post e os insiro. Se quiser deixar um recado para quem já quis tirar a própria vida, fique a vontade. O que eu posso dizer é que nenhuma dor é eterna. Eu busquei ajuda então você também pode buscar. Entre no site Setembro Amarelo e saiba mais sobre a campanha. Valorize a vida, em especial a sua. Repito, se quiser falar comigo, não se acanhe. Não sou profissional, mas gosto de conversar.
Um beijo grande e até a próxima, com assuntos mais leves.
4 Comentários
É tão triste acompanhar as estatísticas e ver que o número de suicídio só sobe. É um assunto que deve ser discutido sempre, cada vez mais. Precisamos identificar os sinais =/
ResponderExcluirSim sim. Concordo com isso. Eu acho que as doenças emocionais são o mal do século.
ExcluirQue legal você ter abordado esse assunto aqui, as vezes passa despercebido por nós no dia a dia, e as estatísticas só sobem. É bom saber identificar os sinais e ficar em alerta, pois podemos ajudar alguém.
ResponderExcluirBeijos
http://orangelily.com.br/
Acho muito importante falarmos sobre isso. Hoje em dia todo mundo quer parecer perfeito, mas quando falamos sobre algo, fica mais fácil ajudar e entender.
ExcluirBeijos
Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: laryzorzenone@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
♥ Para me acompanhar no dia a dia, conheça meu instagram @laryzorzenone
Beijos