Conteúdo?


Tenho pensado muito ultimamente sobre como produzo e consumo conteúdo, tive ainda mais insigts depois de ver um vídeo no canal ora Thiago sobre o tema. O Thiago é um produtor ótimo e recomendo muito esse e todos os vídeos ensaios dele. Enfim, nesse vídeo ele fala muito sobre algo que tenho refletido que é o fato de consumirmos muita coisa ao longo do dia todo, mas tudo de formar passiva e sem de fato absorver nada do que estamos assistindo ou lendo enquanto rolamos um feed.

Quem me acompanha no instagram, deve ter percebido que eu ando bem sumida da minha conta. Eu me dedicava horrores para produzir bons conteúdos para a plataforma, conteúdos que as vezes me custavam uma semana ou mais para ficarem prontos, para sempre terem um alcance muito baixo e interações menores ainda. E quando postava qualquer reels de 3 segundos de alguma trend aleatória, o alcance era ridículo. Sei que essa é a intenção de trends, mas particularmente não quero que os únicos conteúdos meus que tenham alcance sejam esses, visto que nem são conteúdos meus...

Eu amo comunicar, amo produzir conteúdo. Só nesse blog, estou na rede há 15 anos e ninguém faz algo sem receber por tanto tempo se não gostar do que faz. As vezes eu sumo, porque a vida acontece e hoje tenho outras prioridades: minha casa, minha família, minha empresa, mas realmente gosto de aparecer aqui quando sinto que tenho algo importante a dizer e é assim que tenho tratado a produção de conteúdo ultimamente. Não quero me sentir forçada a produzir conteúdo diariamente só porque é isso que o algoritmo quer de mim. Sei também que poucas pessoas leem blogs hoje em dia, mas eu gosto de escrever. Tenho priorizado também a produção de conteúdo no youtube. Sinto que por lá, as pessoas são mais ativas em suas buscas e seletivas com relação ao que vão ou não assistir.

O que eu quero dizer, de modo geral, é que estou um tanto cansada de conteúdo rápido, quase instantâneo, mas que gosto de produzir e não vou parar. Vou só ir mudando aos poucos os lugares onde coloco meu esforço. Quando couber em vídeo, vou pro youtube, quando em texto, apareço aqui e de vez em quando eu vou lá no insta dar um oi.

Me conta como anda sua relação com a produção ou o consumo de conteúdo. 



Postar um comentário

5 Comentários

  1. Oi, Lary!
    Ai, eu tenho pensado tanto sobre "conteúdo", também - inclusive, acho o do Thiago incrível - e em como a gente fica dando murro em ponta de faca em algo que, sei lá, será que a gente QUER fazer? Eu, por exemplo, ficava me sentindo culpada por postar sobre as exposições que visito ao invés de buscar outros temas sobre arte por aí, mas poxa, tem conteúdo melhor do que aquele que retrata experiência? São meus favoritos, por que me culpava por produzi-los?
    Semana passada eu dei aula em um curso que fiz anos atrás e envolvia falar de conteúdo, acabei falando do blog, é claro. E duas pessoas me AGRADECERAM por falar do blog, porque elas dizem que não aguentam mais as pessoas negligeciando o poder que temos em continuar produzindo pra nós mesmas. Acho que estamos no caminho certo em investir onde a gente mais gosta, ainda mais se tratando de algo que fazemos por gostar, também.
    Concordo super com você, em tudo... Sinto falta de ver pessoas, e não conteúdos, nas redes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sobre isso Luly. A gente tem que fazer o que acredita, pensando sempre que quando a gente faz o que gosta, fazemos melhor. Hoje eu prefiro fazer um post por quinzena que tenha relevância do que um por dia que não acrescenta nada pra ninguém.

      Excluir
  2. Oi, Lary!
    Entendo o seu ponto de vista, porque eu também estou na internet há eras (meu blog faz 19 anos em junho) e o algoritmo me irrita demais (a gente tem todo um trabalho, para não ter entrega. Complicado). No meu feed do YouTube tem aparecido com fequência vídeos de pessoas que deixaram as redes sociais e todo mundo vê mais prós do que contras, o que me deixa extremamente pensativa.
    Isso de consumir passivamente, de não refletir sobre o assunto, de receber informações demais, tudo tem me incomodado (logo eu, que sempre amei demais as interações). Como achar o equilíbrio pra tudo isso é o que ainda tem sido um mistério pra mim.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer
      O equilíbrio é sempre o mais difícil né. Hoje eu faço assim... em momentos que quero apenas me distrair, me permito rolar feed, mas como meu algoritmo me conhece, ele geralmente me mostra conteúdo que tenha conteúdo, ai eu leio, comento... Mas também gosto de ver umas coisas aleatórias de vez em quando... Acho que o lance é não permitir ficar 5 horas por dia só rolando feed sem nunca nem ver um vídeo até o final
      Beijos

      Excluir
  3. Olá.

    Interessante essa questão. Creio que a pessoa deva fazer o que gosta sem pensar em retorno. É claro que muitas pessoas hoje fazem das redes seu trabalho e tem mais um monte de gente que faz tudo para "acontecer". Acho que não é por aí. Não estou dizendo que o retorno não é importante. Quando escrevemos um texto ou gravamos um vídeo queremos ser vistos e lidos, é normal, porém, antes de tudo, é preciso que aquilo traga prazer primeiro para você. Há anos fiz um canal no youtube e fiz alguns vídeos comentando política e outras coisas mas eu achei chato e trabalhoso e larguei. Meu primeiro blog abri em 2006 e aqui eu fazia o que eu gostava que é escrever. Anos depois deixei o blog devido a uns problemas e voltei agora há um ano e meio. Mas sim, escrever é algo que eu faço porque gosto. Escrevo primeiro para mim.

    ResponderExcluir

Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: laryzorzenone@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
♥ Para me acompanhar no dia a dia, conheça meu instagram @laryzorzenone
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...