"Cantar não demonstrava o recato que uma princesa deveria ter. Na opinião de seu pai, uma princesa deveria saber ler para recitar poesias - e não para ler tratados -, deveria ser bela - para que fosse apreciada e tida como uma de suas muitas posses -, deveria ser obediente - porque quem mandava era o rei -, deveria saber bailar - para acompanhar os passos de algum príncipe desconhecido , a quem seu pai a entregaria como uma relíquia a ser passada adiante."
Após ler Laços, foi a vez de O canto do cisne, da mesma autora, uma releitura de O lago dos cisnes. Um clichê fofinho e bem escrito, cheio de adversidades a serem resolvidas.
A história de O canto do cisne...
Elena é uma artista. Seja atuando, dançando ou cantando, a moça encanta aqueles que tem a oportunidade de assistir as suas performances. Mesmo assim, a insegurança é sua companhia constante, sendo afastada graças ao otimismo de sua amiga Lúcia. Além de insegura, Elena é dramática que só (me identifiquei com ela haha).
"_Você só faz merda, amiga.
_Eu sei. Mas eu não tive culpa.
_Homens são tão idiotas. Quer chocolate?
_Quero."
Quando é cotada para interpretar a princesa Odette em uma obra reinventada de O lago do cisne, numa versão rock'n'roll, sua vida começa a virar de cabeça pra baixo e a vida começa a parecer bastante com a ficção.
Além de ter que descobrir como quebrar a maldição que lançaram sobre ela, Elena também tem que lidar com seus colegas de elenco, principalmente Samuel e Diego, que parecem lutar entre si para terem a atenção da moça.
"Queria sentir de novo o sabor de seu beijo e a sensação de ter encontrado o seu ligar preferido no mundo todo."
A opinião da Lary sobre o livro...
Após ler Laços, fiquei super ansiosa para ler mais coisas da Bianca, por sorte, tinha comprado dela O canto do cisne e A rainha dos sete mares (que logo venho pra falar sobre ele). Percebi que a Bi gosta de pegar as histórias clássicas e dar uma repaginada nelas. Eu, particularmente, gosto muito desse tipo de "releitura", ainda mais que a escrita dela é super gostosinha e te prende na história.
Eu mesma nunca tinha visto nada sobre a versão original de O lago do cisne (pois é), o máximo que eu sabia sobre a história foi o pouco que consegui pegar do filme O cisne negro, que mais me confundiu do que clareou a mente. Adorei saber sobre a obra através desse livro. Como eu disse, a escrita da Bi é uma fofura, te prende e te faz próxima das personagens. E aqui também não temos personagens bonzinhos ou malvados. Cada um tem sua ambição, porém alguns estão dispostos a tudo para conseguirem o que querem.
Os romances que vão aparecendo no livro são convincentes e tem construção, não são apenas enfiados garganta abaixo. Gostei particularmente disso. O romance não é o foco da história. O foco é amizade e o crescimento pessoal de Elene.
"[...]Sempre acreditava que o rolo/caso/namorado do momento era o cara. Uma hora acertava, vivia dizendo."
A edição do livro está bem bonita. É simples, bem feita. Os inícios de capítulos tem arabescos desenhados, o que deixa tudo ainda mais especial e delicado. A capa é bem bonita, o título é em foil e fica prata, dourado ou rosa, dependendo da luz. Amei isso.
Ficha Técnica...
Título: O canto do Cisne
Autora: Bianca Sousa
Publicação independente
200 páginas
Ano 2015
Nota: **** (4/5)
Nota no Skoob: 4.3
Concluindo: Um livro curto, porém com mensagem claras e marcantes.
Me conta se já conhecia o livro, se o leu e como se sente com releituras modernas de histórias clássicas. Lembrem de me seguir no TikTok laryzorzenone. Tenho falado de todos os livros que leio por lá antes de trazer a resenha aqui. Um beijo e até a próxima.
3 Comentários
Essas leituras são tão gostosinhas, né? É super legal ver que a autora conseguiu fazer algo interessante com histórias que já foram contadas tantas vezes por aí.
ResponderExcluirA edição é bem bonita mesmo, simples, mas bonita :)
Um beijo
De vez em quando, tudo o que precisamos, é de uma leitura gostosinha ^^
ExcluirBeijo
É uma leitura bem calma, gostosinha e rápida. Recomendo.
ResponderExcluirQuer conversar comigo? Me mande um e-mail: laryzorzenone@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
♥ Para me acompanhar no dia a dia, conheça meu instagram @laryzorzenone
Beijos