Pra começar, do começo
Antes de começar, pensa comigo, você quer usar o seu bujo com que proposito? Eu, por exemplo, uso ele meio que como um diário, como listas de tarefas, para monitorar hábitos e saúde, para anotar o que leio, o que assisto, o que rola na minha vida, como diário de gratidão... E ele pode ser tudo isso sim, e pode ser ainda mais.
Leia também O que é Bullet Journal, como eu uso e porque?
Agora é hora de escolher o seu caderno
Pontado, liso, quadriculado, pautado, não importa. O que eu acho importante é que as folhas não sejam superfinas. Não precisam ser super grossa, mas é bom testar ver alguns tipos diferentes de canetas pra ver se vaza na parte de trás da folha.
E canetas
Você pode fazer seu caderno completinho somente com uma caneta azul ou preta (no meu caso, preta, sempre), mas você pode ser como eu e querer usar várias canetas coloridas, marcadores... A escolha é somente sua. Escolha o que parece com você.
Leia Materiais que uso para o Bujo
Decida seu estilo de Bullet Journal
Você quer um bujo minimalista? Ou você prefere um super colorido com adesivos, colagens e tudo isso? Você quer um bujo com portas holandesas? A escolha é só sua e recomendo que dê uma pesquisadinha no Pinterest antes. Eu tenho uma pasta sobre bujo com várias dicas bem legais.
Comece fazendo listas
Pra quem está sem ideias, fazer lista é a melhor coisa. Faça listas do que rastrear no seu tracker de hábitos, listas do que colocar no bujo, coleções interessantes pra ter, o que você vai anotar diariamente... Pode parecer bobagem, mas essas listas realmente ajudam muito, principalmente quem está começando.
Tenha referências
Pesquise no Instagram, no Pinterest e onde mais puder páginas de inspiração pra Bullet Journal. Ter inspiração é bacana porque ai você vai saber mais ou menos o que você quer ou não, o que combina com você e até mesmo uma ordem bacana pra colocar as coisas no seu bujo.
Coloque a mão na massa
Agora que você já decidiu o que vai colocar no sue caderninho, é hora de pegar as suas armas e começar. Faça uma capa bonita com o ano e mês que está começando (o incrível do bujo é que você pode começar a qualquer momento) e continue escrevendo, vai colocando tudo o que você acha interessante guardar pra você. Tire um tempinho diariamente pra atualizar ele, preferencialmente pela manhã ou noite. Consulte ele ao longo do dia pra saber suas tarefas programadas pra aquele dia, afinal o ponto todo é se manter organizado.
Ajudei alguém? Espero que sim, porque eu amo o bujo e defendo ele com unhas e dentes e, todo mundo que me diz que precisa ser mais organizado eu apresento a santa palavra do Bullet Journal. Se você já conhece e usa o método, me conta aqui o que acha e que outras dicas daria. Me conta também como você se organiza.
Um beijo grande a todos e até a próxima.
22 Comentários
Que lindo! Acho q vou tentar, parece ser terapêutico !
ResponderExcluirBeijoos
Top comentarista série Encantadas
É super terapêutico. Eu amo o método por vários motivos.
ExcluirBeijos
Oi lary,
ResponderExcluirAdorei as dicas. Vamos ve se tomo coragem de fazer um.
Beijos
Oi Betty
ExcluirÉ maravilhoso. Super recomendo.
Beijos
Oi Lary.
ResponderExcluirSer tão organizada assim, pra mim é complicado. Hahahahahaha! Mas admiro quem consegue e como disse a Juliana nos comentários "parece ser terapêutico".
Com certeza suas dicas ajudaram muitas pessoas.
Quero agradecer, também, sua presença e seu comentário lá no Perdida Na Lua Cheia. Valeu a visita! :-)
Beijos mil! :-)
Perdida Na Lua Cheia
Olá
ExcluirPra mim, ser organizada é normal. É algo bem natural, posso dizer assim. Eu nem percebo o que estou fazendo.
Beijos
AAAAAAAH, maravilhoso. Estava pensando em como fazer o meu e agradeço pela inspiração que compartilhou com a gente. <333
ResponderExcluirMeu blog de textos: Guardarei Amor.
Fico feliz em ter ajudado, Sara.
ExcluirBeijos
Esse ano estou investindo mais no meu bujo.
ResponderExcluirdei uma desanimada no inicio desse mês por conta de uns problemas pessoais, mas já já volto pra ele. Adoro me organizar dessa forma.
Beijos
Sai da Minha Lente
Oi Clayci
ExcluirE normal a gente desanimar de vez em quando, mas logo tudo se ajeita.
Beijão.
Depois que descobri o Bullet Journal minha vida mudou totalmente e não estou brincando. Antes usava agenda para anotar apenas compromissos e aniversários, mas nem olhava todos os dias e acabava esquecendo do mesmo jeito. Aí tudo virava uma bola de neve, não preciso dizer mais nada, rs. Gostei bastante das dicas e sei que vão ajudar a muitos iniciantes.
ResponderExcluirUm beijo! 😘
https://sonhosaposdezoito.wordpress.com
Bujo é vida. Eu usava agendas como diário. Usava papeis aleatórios pra me organizar. Hoje, o bujo faz tudo isso. É tanto pra organizar quanto pra escrever coisas especiais que aconteceram. Amor eterno por bujo.
ExcluirBeijo
Comecei a fazer o bullet journal esse ano. É uma arte incrível né? Não sou muito dos desenhos, mas é extremamente terapêutico fazer cada pagina, sem contar na organização da vida.
ResponderExcluirxoxo
https://www.chovendoalgodaodoce.com/
Então, eu tento os desenhos kkkkk. Nem sempre fica bom, mas eu tento, mas é o meu estilo, eu gosto. Tem gente que faz bujos minimalistas incríveis.
Excluirxoxo
Gosto bastante da ideia do Bullet Journal, mas sempre acabo optando pela Agenda mais para não esquecer o que preciso fazer ao longo do dia rs, no entanto conseguo convencer meu noivo a fazer o Bullet e ele adorou! Gostei muito dos tópicos e dicas do post, com certeza é muito útil para quem quer começar! :D
ResponderExcluirhttps://www.daimaginacaoaescrita.com/
A agenda é ótima, mas, pra mim, não funciona mais. ela não me dá a flexibilidade que o bujo dá.
ExcluirAhhhhh amei as suas dicas , com certeza me inspirou bastante . Ainda estou começando nesse mundo e confesso que de todas as formas que eu já usei e uso para me organizar , é a que tem dado certo . Está no bujo , eu não esqueço ! haha Estava precisada de um post desses pra me ajudar !
ResponderExcluirBujo é maravilhoso. Tem como anotar tudo que importa em um só lugar é muito bom. Pra mim, funciona muito bem, porque eu o olho todo dia.
ExcluirAwwn. Gostei muito da postagem. Eu adotei esse método de organização por Bullet Journal recentemente. Estou descobrindo o que mais combina comigo e o que não combina. Acho ótimo o fato da gente poder começar ele a qualquer momento e modificar da maneira que fica melhor pra gente. ^^
ResponderExcluirMuito boa a postagem. =)
Beijinhos
Oi Débora
ExcluirEntão, o bujo é maravilhoso porque a gente pode ir mudando ele pra se adaptar ao que combina melhor com a gente. Dá pra testar layout e descobrir qual melhor te atende.
Beijos
Bujo é vida, só digo isso. Uso o sistema de bullet journal há uns três anos e, agora que é mais 'popular' fica até mais fácil de arrumar referências. Gosto muito!
ResponderExcluirTudo que Motiva
Bujo é maravilhoso. Mudou minha vida. Adoro buscar referências pra melhorar ele cada vez mais.
ExcluirQuer conversar comigo? Me mande um e-mail: laryzorzenone@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
♥ Para me acompanhar no dia a dia, conheça meu instagram @laryzorzenone
Beijos