Olá Amoras. Hoje o #PapoDeAmiga vai falar de algo muito sério e muito grave: a anorexia. Anorexia é uma doença que atinge, em sua maioria garotas adolescentes e jovens. Creio que todo mundo já ouviu falar dessa doença mas vou falar um pouquinho sobre ela mesmo assim. A pessoa que tem anorexia, se vê gorda mesmo estando magérrima. Ela fica longos períodos sem ingerir alimentos com medo de engordar. Muitas pessoas que apresentam esse distúrbio, sabem de cor a quantidade de calorias presente em cada alimento.
Muitas pessoas confundem a anorexia com a bulimia. As duas são transtornos alimentares, mas a pessoa bulímica, ao invés de não ingerir alimento algum, ela come compulsivamente e se livra de todo o alimento, seja forçando o vômito ou tomando laxantes. Mas isso é assunto para outro post.
Como ajudar uma amiga que sofre desse distúrbio?
Eu nunca estive nessa situação mas eu creio que a melhor forma de ajudarmos quem passa por isso é, em primeiro lugar, não julgando a pessoa. Se ela está com essa doença, é porque algo não está correto na vida dela e julgá-la não vai ajudar em nada. Tenha uma conversa franca com sua amiga. Tente mostrar a ela o mal que ela está causando a ela mesma e a todas as pessoas que a amam. Fique do lado dela. Se ela te pedir ajuda, não hesite em ajudá-la.
Eu tenho anorexia. O que eu posso fazer para melhorar?
O primeiro passo você já deu, que é reconhecer que está doente e que precisa de ajuda. Compartilhe isso com alguém de confiança, de preferência um adulto. Peça para ele te levar a um nutricionista e em um psicólogo. O nutricionista pode ajudar você a ter uma vida mais saudável e o psicólogo vai te ajudar a entender o que causou a doença e a não cair nas garras dela novamente.
Bom Amoras, não sei muito o que falar sobre esse tema. Vou deixar um vídeo para ajudar vocês (e eu) a entender um pouquinho melhor esse distúrbio.
Como sou muito inquieta e tenho sempre que saber mais sobre o assunto, encontrei também alguns livros que falam sobre o problema.




1- Just listen - A garota que esconde um segredo
2- Mentes insaciáveis - Anorexia, bulimia e compulsão alimentar
3- Anorexia - Diário de uma adolescente
4- Garotas de vidro
Encontrei também um filme...
Por amor a Nacy
Bom Amoras, ai está. É um assunto difícil de falar por isso não tive muito o que postar. Mesmo assim eu espero que gostem do post e que ele ajude vocês a entender melhor o que é esse distúrbio e as formas de ajudar quem passa por isso. Aceito dicas de temas para o próximo #PapoDeAmigas. Deixe sua dica nos comentários ou lá na pag. Se você tem alguma história para contar sobre o tema, envie ela para laryzorzenone@gmail.com. Caso não queira que seu nome seja revelado, é só dizer que eu oculto ele. Até a próxima. Com carinho, Lary Zorzenone.
6 Comentários
Oi Lary! Esse é um assunto realmente complicado... Nunca tive e se Deus quiser nunca vou ter e também nunca conheci ninguém com isso. Mas imagino como deve ser difícil.
ResponderExcluirBeijos,
Letícia
http://www.odomdaescrita.com.br/
Também nunca tive contato direto com isso mas conheço muitas pessoas que já tiveram que ajudar amigas... É uma barra
ExcluirBeijinhos
Muito legal você falar sobre esse assunto tão importante no blog, Lary! Vai ajudar muitas meninas! E ah, indicamos você em uma tag aqui http://www.bibliophiliarium.com/2014/01/tag-11-things-about-me-liebster-award.html se já tiver sido indicada, pode desconsiderar xD
ResponderExcluirA ideia para essa coluna surgiu por causa disso. Muitas meninas precisam ser ajudadas mas não sabem como pedir ajuda.
ExcluirObrigada por indicar. Vou responder ela assim que possível ;)
É um importante assunto, eu também nunca estive nessa situação, nem nunca tive um amiga que sofresse disso. Aliás, eu tô querendo engordar e ñ consigo ashuashua. Vai entender né ?
ResponderExcluirʕ•ᴥ•ʔ Beijos, Panda.
Kkkkk dificilmente as pessoas estão satisfeitas com o que tem... Faz parte haha
ExcluirBeijinhos
Quer conversar comigo? Me mande um e-mail: laryzorzenone@gmail.com
♥ Chegou até aqui, não custa comentar ;)
♥ Se deixar o seu link clicável, eu vou retribuir seu comentário, pode ter certeza, da mesma forma que não deixar o link pode resultar em falta de retribuição;
♥ Se o seu comentário for: Adorei seu blog. Retribui? A resposta é NÃO;
♥ Não faça spam. Apagarei com certeza.
♥ Se tiver alguma dica, crítica ou o que for, pode deixá-la aqui, mas faça com jeitinho, sou sensível.
♥ Para saber o que respondi, ative a caixa de notificações de próximos comentários.
Cada comentário me deixa muito feliz.
♥ Para me acompanhar no dia a dia, conheça meu instagram @laryzorzenone
Beijos